Vamos Falar de sincronia?

Porque sincronizar é vida! Imagina se não existisse sincronia do seu coração? Demais né, mas aqui é cyber meu amigo!

 

Enquanto avançam as tarefas e afazeres nessa maré em que vivemos repletos de peixes grandes, precisamos ser práticos em nosso sorvedouro. 

 

Procurando agilidades não é de hoje em que vivemos a sincronia direta e indireta.

 

Quando pegamos um smartphone e vemos nossos arquivos sendo backapeados para uma nuvem, quem não sabemos ao certo onde está, vem a questão, e se eu mesmo preservar meus dados de maneira ligeira?

 

Ai chegamos nos softwares! Temos desde Rsync que é esplêndido até as grandes soluções como Acronis True Image, EaseUs Todo Backup e algumas outras do nicho opensource / free  como Cobain backup, free filesync, vorta, LuckBackup,  Duplicati, entre muitos outros… a quantidade e diversidade é grande aqui. Mas existe um notório sistema, leve, funcional, que atende múltiplas plataformas (exceto iOS que é palha)  cujo objetivo é manter em sincronia os seus dispositivos!

 

Claro, com a combinação dessa ferramenta e outros meios, você consegue ter seus dados replicados em qualquer nuvem (assim como a gama mais conhecida do rclone) mas entre dispositivos, você garante a redundância quando necessária.

Estamos falando do Syncthing.

 

Vou dar o exemplo aonde e como o utilizo…

Com certa veemência uso minha câmera para registrar fotos do dia a dia e preciso das fotos de imediato no meu notebook, em consideração que os arquivos que baixo no celular, como PDFs por exemplo, também precisam estar no notebook.

Com isso entra o Syncthing em jogo, ele faz a parte de sincronia entre meus dispositivos.

Mas ai vem a primeira questão que enfrentei ao conhecer a ferramenta… E SE, eu apagar do dispositivo, já era no PC também?  Sim! Se não configurado é claro.

No meu cenário, eu gosto de manter os dados no celular por um período depois excluo evitando o desperdício de espaço em armazenamento, uma vez que no notebook, tenho autonomia então para decidir se subo tudo para o servidor ou com paciência filtro e excluo o que não convém.

Para manter esse tipo de configuração, foi necessário uns ajustes, e vou compartilhar com vocês essa perola aqui.

 

Esse é o site do projeto, passe por lá, comente e não esqueça de deixar um café pago aqui e lá também 🙂

https://syncthing.net

 

Pronto! já Instalei em meu Dispositivo! (android – windows/linux/mac)

Agora vou compartilhar como deixei as configurações e a versão que estou utilizando que permitiu o serviço via web forçar a não remover os aquivos, apenas enviar do dispositivo do celular para notebook

 
 

 

 

No print acima, destaquei 4 pontos importantes.

  1. As astas que estão disponíveis para sincronia.
  2. Informações do seu dispositvo conectado (No caso é o meu note)
  3. Os dispositivos que estão conectados na mesma rede já aceitos entre sí.
  4. Acões / Configurações

Já deu um deslumbre dessa iguaria né? Mas vamos para um video Demonstrativo, assim, fica registrado como utilizar essa ferramenta com poder total!

Espero que essa ferramenta agregue a você como me serve de utilidade até hoje, relendo uma parte da sua documentação, melhorei a taxa de transferência, ocupação de espaço em disco e  segurança.

Recomendo essa perna de pau ai!

 

Abraço!

 

h3x

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *